Início » Emergências » PRIMEIROS SOCORROS PARA HIPOTERMIA

PRIMEIROS SOCORROS PARA HIPOTERMIA

PRIMEIROS SOCORROS PARA HIPOTERMIA

1. Ocorre geralmente em ambientes frio mas uma pessoa também pode desenvolver Hipotermia em ambientes quentes

A pessoa pode estar tremendo, pálida e fria ao toque. Ela também pode estar desorientada.

2. acionar o SME ou peça para que alguém o faça. (SAMU 192)

Muitos casos de hipotermia ocorrem quando o tempo (ou água no caso de mergulhadores) está frio e ocorre uma falha no aquecimento do corpo.

3. Aqueça a pessoa lentamente, tranquilizando-a constantemente

Você pode aquecê-la envolvendo-a em uma manta, oferecendo bebidas não alcoólicas quentes e alimentos com alto conteúdo energético.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Hipotermia?

A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do nível em que o corpo funciona normalmente então a circulação sanguínea é reduzida, especialmente na superfície da pele. Muitos casos de hipotermia ocorrem dentro de casa quando não há aquecimento suficiente mas também podem ocorrer se há calor presente. “Durante um mergulho autônomo o tempo prolongado em contato com a água, inclusive águas aparentemente quentes, pode provocar hipotermia pela grande perda de calor do corpo para a água”.

Quais são os sintomas da Hipotermia?

A pessoa pode ter calafrios, pálida e sentir-se fria ao tato. Também pode estar desorientada e tremer demasiadamente de frio. Pode respirar mais lentamente e sua temperatura corporal esteja abaixo dos 35 graus Celsius ou 95 graus Fahrenheit.

Que bebidas ou comidas devo dar a alguém com Hipotermia?

Se a pessoa está consciente pode se dar uma sopa quente, chocolate quente ou qualquer outro liquido quente que não possua álcool ou cafeína.

O que fazer se não tenho uma manta?

Você pode usar roupas, toalhas ou qualquer outros que possam aquecer a pessoa.

O que fazer se a pessoa está em ambiente aberto?

Se a pessoa está em ambiente aberto leve-a para dentro e trocar a roupa úmida por uma roupa seca. Envolver a pessoa em uma manta ou algo que possa ajudar a aquecê-lo.

O que é congelamento?

O congelamento pode ocorrer nos dedos das mãos e nos dedos dos pés em condições de frio extremo mas é menos comum que a hipotermia. Os dedos das mãos e pés e as extremidades ficam brancos ou azulados com perda da sensibilidade. Aqueça os dedos das mãos e dos pés gradualmente com agua morna até que cheque a ajuda médica. Não tente descongelar a parte do corpo afetada se há qualquer possibilidade de que volte a congelar.

Fonte: APP “First Aid” para iOS da American Red Cross.acessado em 10.08.2015.