Início » Emergências » PRIMEIROS SOCORROS PARA UMA EMERGENCIA DIABÉTICA

PRIMEIROS SOCORROS PARA UMA EMERGENCIA DIABÉTICA

PRIMEIROS SOCORROS PARA UMA EMERGÊNCIA DIABÉTICA

1. Dê algo com açúcar como tablete de açúcar, suco de laranja, bala com açúcar ou uma bebida NÃO dietética.

Durante uma emergência diabética o nível de açúcar no sangue pode baixar muito e isso pode causar um desmaio. Dar algo com açúcar pode elevar o nível de açúcar no sangue e melhorar a função do corpo. Não ofereça uma bebida dietética já que ele não ajudará uma vez que não possui açúcar.

2. Tranquilize a pessoa. Se tiver alguma duvida ou a pessoa não melhorar, tem dificuldade para respirar ou perde a consciência, acione o SME ou peça para que alguém o faça. (SAMU 192)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Diabete?

Diabete é uma condição médica que afeta os níveis de açúcar no sangue. Normalmente as pessoas mantém um nível ideal de açúcar no sangue automaticamente. Quando a pessoa tem diabete o corpo não consegue manter o equilíbrio do açúcar no sangue então é necessário gerenciar essa condição através de produtos diet, tabletes ou injeções de insulina.

Quais são os sintomas de uma emergência diabética?

  • Fome
  • Convulsões
  • Pele Pegajosa
  • Sudorese Profunda
  • Sonolência ou Confusão
  • Fraqueza ou Sensação de Desmaio
  • Perda súbita de consciência

O que acontece em uma emergência diabética?

Pode ocorrer quando os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa se torna demasiadamente baixo (hipoglicemia) ou demasiadamente alto (hiperglicemia). Em ambos os casos os sinais são os mesmos: Mudança no nível de consciência ou humor, respiração e pulso rápido, sentir-se e parecer doente, tontura ou confusão. Se não for tratada a pessoa pode ir a coma ou morrer.

Como decido quando pedir uma ambulância?

Peça uma ambulância se a pessoa respira agitadamente, está pálida e está suando muito ou se perde a consciência.

Como vou saber se isso é uma condição de longo prazo para a pessoa?

A pessoa deve ser capaz de dizer isso a você, então ouça o que ela fala. Existem algumas formas de identificar como por exemplo um cartão, pulseira ou corrente com placas de identificação que poderão dar a você informações sobre a condição da pessoa. A pessoa também pode carregar consigo um injetor de insulina ou glicose em gel ou tablete.

Porque não posso dar bebidas diet?

Não de nenhuma bebida diet porque elas não contem açúcar. Bebidas diet são adoçadas artificialmente e não tem o mesmo efeito que as bebidas comuns.

Mas se algumas pessoas tem um nível alto de açúcar no sangue, a condição não pioraria se oferecermos uma comida ou bebida com açúcar?

Ainda que uma pessoa possa ter uma emergência diabética em parte porque tem um alto nível de açúcar no sangue, o problema grave é a falta de insulina; não é provável que o açúcar adicional cause algum dano significativo.

Fonte: APP “First Aid” para iOS da American Red Cross. Acessado em 15.07.2015.